Pokémon Z: Fato ou Ficção?

Feito por DHR-107. Arte por FellFromtheSky. Traduzido por Trafalgar Shambles.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »
Art

Como estamos no fim da sexta geração de Pokémon, alguns de nós sentimos um certo desconforto sobre o que poderia ter acontecido.

Pokémon X e Y introduziram Kalos, uma nova região para os jogadores explorarem. Essa nova região foi uma das maiores que já vimos, apresentando a maior cidade já vista e trazendo mais Pokémon do que qualquer outra região já trouxe. Pokémon X e Y estabeleceram um novo padrão para os jogos da franquia Pokémon, com batalhas e modelos em 3D e a movimentação na diagonal.

A maioria de nós afastou-se e ficou animado quando ORAS foram anunciados e posteriormente lançados. Porém, ainda não havia notícias de uma terceira versão de Pokémon X e Y... no geral, as terceiras versões (como Emerald e Platinum) expandiram a história e as áreas dos jogos padrões, também trazendo novos lugares e, o mais importante para várias pessoas, novos locais de batalha. X e Y nos deixaram com várias pistas em relação ao terceiro jogo, mas com o anúncio de Sun e Moon essas esperanças desapareceram. Então, o que aconteceu com Pokémon Z? Irei mostrar evidências que podem ser provas de que Pokémon Z existiu e que tinha conteúdo o suficiente para continuar X e Y.

Terceiras versões

As terceiras versões dos jogos da franquia Pokémon são o que muitos de nós chamamos de "versões completas". Embora os jogos originais venham com um enredo e mundo novos, esses nunca são utilizados ao máximo até que a terceira versão chegue. Cada terceira versão adicionou algo novo e emocionante para o mundo onde havíamos jogado antes. Yellow nos trouxe Pikachu como um Pokémon inicial que seguia o personagem. Crystal acrescentou a história de Eusine e Suicune no enredo e nos trouxe a Battle Tower. Emerald fez com que ambas Team Aqua e Team Magma ficassem contra o jogador e introduziu a área pós-game mais conhecida de todas, a Battle Frontier. Platinum nos trouxe grandes mudanças no ambiente de Sinnoh e uma história maior, além de permitir uma visita a Giratina no Distortion World. Black 2 e White 2, mesmo sendo sequências dos jogos originais, mudaram as versões anteriores e introduziram novas cidades e áreas para batalharmos, além de adicionarem um grande pós-game com o Pokémon World Tournament e o PokéStar Studios. Todas as terceiras versões desde Emerald também têm em comum o fato de o terceiro membro do trio lendário receber um papel importante na história e, desde Platinum, novas formas.

Todos tinham suas próprias teorias e várias pessoas estavam imaginando o que Pokémon Z poderia trazer. As terceiras versões dos jogos fazem bastante sentido de um ponto de vista comercial e técnico. Com pouco esforço uma nova história e novas áreas podem ser criadas. Por que mexer em time que está ganhando? A produção das terceiras versões deve ser barata. A maioria das ideias principais já foi criada, poucas alterações são necessárias para fazer algo novo. Use Platinum como exemplo: pequenas mudanças no ritmo, a mudança da ordem dos ginásios, a inclusão do Distortion World, mudanças na Pokédex, mais Pokémon adicionados no início do jogo e a adição de uma nova e melhorada Battle Frontier fazem o jogo ser significantemente melhor para a maioria das pessoas se comparado com os jogos originais. Platinum rendeu perto do máximo possível para um jogo de versão única, com mais de 7,5 milhões de cópias vendidas comparado com Diamond e Pearl, que juntos somam 17,5 milhões de cópias vendidas. Com o custo de desenvolvimento reduzido e um tempo menor para criar um novo cenário, um terceiro jogo é incrivelmente lucrativo.

Evidências da existência de Pokémon Z

Em 12 de setembro de 2015, quase dois anos depois do lançamento de X e Y (e um ano depois de ORAS), a CoroCoro vazou informações. Dois dias depois, Zygarde Complete foi mostrado oficialmente para o mundo. Nosso tópico de discussão entrou em colapso com mais de 200 posts em três dias. As expectativas das pessoas foram estratosféricas. Seriam essas as primeiras notícias do Pokémon Z que tanto esperávamos?

As novas formas de Zygarde pareciam muito com as formas de Kyurem em BW2. Em X e Y, Zygarde pode ser encontrado no fundo de uma caverna no pós-game, onde espera o jogador. Porém, há uma questão. Zygarde tem "apenas" 600 de BST. Os outros membros do trio (Xerneas e Yveltal) têm 680. Essa nova forma lhe dava a chance de se igualar a Xerneas e Yveltal e competir igualmente com eles. Se tivesse seguido os modelos da terceira e quarta geração, Zygarde se tornaria o lendário principal na história e tomaria Kalos de volta. A entrada de Zygarde na Pokédex dá uma pista para essa história: "Quando o ecossistema de Kalos entrar em desordem, ele aparecerá revelando seu poder secreto." (Pokémon X) e "É dito que ele está observando de dentro de sua caverna aqueles que destroem o ecossistema." (Pokémon Y). Isso nos dá uma ideia de como seria a história de Pokémon Z.

Até no anime há uma pista. O arco final da história de Kalos foi intitulado "Pokémon XY&Z" e um Zygarde Core se tornou parte do enredo, tudo isso na confusão em Lumiose City diretamente após a tentativa de Ash de ganhar a Liga Kalos. Esse confronto colocou todos os outros personagens em papéis muito maiores, incluindo os líderes da Team Flare, Xerosic e também Lysandre. Também tivemos uma sequência incrível que trouxe a maioria dos líderes de Kalos juntos do mesmo jeito que Black e White trouxeram os líderes de Unova lutando ao lado do jogador. Outro aspecto é o Ash-Greninja. Um Pokémon exclusivo do anime (antes da demo de Sun e Moon) que possui fortes laços com Ash como treinador. Uma teoria em Pokémon Z era que cada inicial de XY - todos humanoides em seus designs - poderiam mudar de forma copiando a aparência do personagem no jogo. Ash-Greninja se torna muito mais forte e é comparado com uma Mega Evolução. Talvez os iniciais pudessem ganhar boosts similares, além de ganharem um boost em seus signature moves assim como Ash-Greninja ganhou?

Os dataminers também descobriram dois novos movimentos que estavam no código de X e Y chamados Thousand Arrows e Thousand Waves. Esses dois movimentos são similares aos moves especiais de Kyurem, Freeze Burn e Ice Shock, que estavam no código de Black e White, embora Kyurem não pudesse usá-los. Descobrimos depois que Kyurem-B e Kyurem-W podiam usar esses movimentos em Black 2 e White 2 como seus signature moves. Isso nos deu ainda mais provas de que Pokémon Z poderia vir. Depois ganhamos mais informações sobre os movimentos de Zygarde. Essa nova quantia de informações nos mostrou o signature move de Zygarde-Complete: Core Enforcer. A animação desse movimento mostra um Z gigante no chão. Também nos mostrou Thousand Waves e Thousand Arrows. Por que esses movimentos estavam no código de X e Y se o Bank impede Zygarde de voltar uma geração?

As notícias vieram um pouco tarde, mas esperava-se um anúncio de Pokémon Z em breve após a revelação de Zygarde Complete. Desde Black 2 e White 2 em 2012, nós geralmente tínhamos um novo jogo todo ano no outono (todo ano havia sempre um jogo novo no Ocidente desde o lançamento de Red e Blue). Em 2015 seria a primeira vez em 15 anos onde nenhum jogo novo veio. Fora isso, tudo ficou quieto. Por três meses a comunidade Pokémon aguardou com esperanças pelo o que estaria por vir. Fevereiro chegou e com ele veio a notícia de um novo Pokémon, Magearna. Um novo Pokémon no meio de uma geração?? A especulação não tinha limites. Duas semanas depois, Sun e Moon foram anunciados. Pokémon Z estava morto, e uma nova geração estava vindo.

O que poderia ter acontecido?

Pokémon Z seguiu as promessas gerais dos outros jogos. Iria girar em torno de Zygarde. Minha ideia inicial foi de que uma missão de coleta aconteceria. Como sabemos agora, algo assim acontecerá em Pokémon Sun e Moon, já que Dexio e Sina aparecem e lhe entregam um item para coletar as Zygarde Cells.

Você lentamente vai coletando as Cells, adicionando-as ao seu Zygarde-Core e continuando até conseguir o Zygarde 10%. Essa ideia foi apoiada por um comentário sobre as Zygarde Cells no website oficial. Presumo que ele ficará na forma dos 10% até um ponto crucial da história (ou quando você tiver coletado Cells o suficiente), onde ele se tornaria Zygarde 50% e durante uma cut-scene, se tornaria Zygarde-Complete. Isso provavelmente aconteceria durante o confronto com Lysandre na base da Team Flare em Geosenge Town. Como foi dito na informação lançada, parece que Zygarde passa da forma 10% até a Complete por meio de sua habilidade Power Construct.

Map

Então, Zygarde entraria em uma batalha colossal contra Yveltal e Xerneas como um defensor de Kalos, como é dito na entrada da Pokédex citada acima, muito similar a Rayquaza vindo dos céus para derrotar Kyogre e Groudon em Emerald. Lysandre provavelmente teria o mesmo destino de XY. No fim da batalha, AZ aparece e agradece o jogador por consertar o erro dele, antes de você continuar seguindo para a Elite Four. Também poderia ter ocorrido um evento da Floette de AZ, que está no código de X e Y (além de possuir seus próprios stats e um signature move), mas nós sabemos que Floette-Eternal não pode ser obtida in-game.

Map

Além dos vários acontecimentos que poderiam ter sido adicionados à história, existem vários outros lugares que nunca foram explorados em X e Y. O maior e mais irritante deles para mim são as portas místicas na Route 13 (as Lumiose Badlands, no noroeste de Lumiose). Nós vemos que no jogo existem várias construções enormes com múltiplas instalações incluindo turbinas de vento, aquecedores geotérmicos e painéis solares. Quando o jogador explora a Power Plant como parte da história secundária da Team Flare em X e Y, nós não vemos nada disso quando entramos nela. Nós podemos ver do lado de fora que existem plataformas suspensas e caminhos que parecem ser exploráveis. As portas não nos levam pra lugar nenhum, apenas têm a seguinte mensagem: "A porta da Power Plant está fechada. Você não pode passar". Originalmente, assume-se que isso seria ou um jeito de fazer o jogador entrar na porta correta (nesse caso, por que não ter apenas uma porta?), ou ligado a um evento que seria desbloqueado com um item especial. Nenhuma das quatro portas pode ser aberta.

Outra área inteiramente inutilizada foi a Train Station de Couriway Town. O Professor Sycamore nos diz para irmos lá e procurarmos por uma surpresa. Muitos pensaram que essa era uma pista para algo maior (simplesmente uma nota sobre algo do passado). Porém, nenhum trem chega. O que é mais bizarro ainda nessa área é que o mapa da região mostra a linha de trem saindo para o oeste, desaparecendo em uma caverna e não aparecendo em nenhum outro lugar. Por que isso? Muitas pessoas pensaram que levaria para algum tipo de Battle Frontier. Aproveitando as estações de trem, várias áreas poderiam ter sido facilmente adicionadas depois do jogo principal usando a estação de Lumiose como uma ligação para outro(s) lugar(es). Essa estação nos leva apenas para Kiloude City. Por que não ter uma opção de "fast travel" ligando Lumiose e Couriway da mesma maneira?

Também há aquela história do elevador amaldiçoado em Lumiose, onde uma garota fantasma aparece atrás do jogador após as luzes se apagarem, flutua pela sala sem mover as pernas, fala com o jogador e desaparece. Mesmo parecendo uma brincadeira da Game Freak, é difícil negar o quão assustador é esse encontro. Ela diz estar esperando pela pessoa certa. Nós presumimos que pode ser uma previsão do protagonista de Pokémon Z chegando em Lumiose. Existem vários outros lugares e textos que poderíamos comentar. Na mesma cidade, há pistas de um Pokémon aparecendo no Jaune Plaza, embora possa ser explicado como um erro de tradução.

Pokémon Z também tinha o potencial de aparecer com as últimas Mega Evoluções antes de Sun e Moon chegar e acabar com a ideia, colocando os Z-Moves no lugar. Você pode muito bem pensar em Pokémon que ganharam Megas em XY ou ORAS, porém seus semelhantes não ganharam. Froslass e Glalie, Slowking e Slowbro, Machamp e Golem diferentemente de Alakazam e Gengar. Dragonite, o único pseudo-lendário entre a primeira e a quarta geração sem uma Mega. Até mesmo Milotic poderia ter recebido uma em vez de Gyarados. Em relação à essa ideia, com pequenas mudanças nos times, a Elite Four poderia usar Mega Evoluções nas revanches. Se Malva tivesse um Houndoom, todos os membros teriam Pokémon com Mega Evoluções. Contando com ORAS, a Elite Four em cada região exceto Kalos pode ser desafiada novamente com times mais fortes em pelo menos um jogo. Emerald, Platinum e Heart Gold/Soul Silver também permitem que o jogador batalhe novamente contra os líderes que usam times completos e itens. Esses aspectos infelizmente sumiram em XY.

Por que cancelar?

Existem algumas razões pelas quais Pokémon Z pode ter sido cancelado, sendo as duas principais: a pressa para lançar o Nintendo Switch (ou NX) e o 20º aniversário de Pokémon. Algumas pessoas acreditam que o Switch seria levado a frente para compensar as poucas vendas do Wii U. Isso significava que a Game Freak teria que mudar de plataforma para lançar os próximos jogos de Pokémon, e dado o histórico da Nintendo de usar ao máximo o hardware, eles precisariam de todo o tempo extra possível. A equipe de Pokémon Z foi imediatamente movida para trabalhar no Switch.

A Nintendo sempre faz algo especial para o aniversário de uma grande franquia. No caso de Pokémon, Sun e Moon são a celebração do que faz Pokémon ser tão bom. Nós podemos supor que eles pensaram que ORAS seria uma boa despedida da sexta geração (mas não foi) e decidiram colocar todos os esforços em uma nova geração. Também existiam rumores de que a Nintendo estava com problemas financeiros, e que por mais improvável que isso seja, acabou afetando o desenvolvimento de Pokémon Z.

A última provável razão é de que a queda de saúde de Satoru Iwata, seguida de sua morte, mudaram os planos da Nintendo. Iwata sempre teve um papel importante em Pokémon, estando envolvido diretamente na produção de Gold e Silver e ajudando a colocar Kanto nos dois jogos. Teria sido sua morte o motivo para uma grande mudança de planos? Também é possível que todo o padrão da Nintendo tenha mudado quase da noite para o dia.

Legado?

Zygarde parece ser uma parte importante de Sun e Moon. Considerando que sua entrada na Dex está diretamente voltada para Kalos, é estranho que ele apareça em Alola. Talvez a missão de coletar as Cells foi considerada uma boa ideia no desenvolvimento de Pokémon Z, então eles fizeram isso "funcionar" em Sun e Moon? Nós veremos em breve. Outra coisa interessante é o que chamam de Z-Moves. Estariam os Z-Moves em um universo onde a Ultimate Weapon nunca disparou? Zygarde parou a guerra 3000 anos atrás, mas a destruição teria feito com que um diferente tipo de energia fluísse pelo mundo Pokémon, permitindo que movimentos muito poderosos existissem?

É claro, nós podemos estar completamente errados e Pokémon Z nunca foi posto em prática. O Strange Souvenir, que parece estar relacionado com a região de Alola em Sun e Moon, aparece em X e Y anos antes dos novos jogos serem anunciados, muito menos lançados. Mega Latios e Latias estão no código de X e Y, mas nunca foram lançados como um evento. Porém, eles aparecem em ORAS.

Conclusão

Acredito que Pokémon Z definitivamente estava em desenvolvimento e foi cancelado por alguma razão. Nós nunca saberemos a verdade, a menos que um dos desenvolvedores da Game Freak nos deixe dar uma espiadinha. A Nintendo não tende a liberar informações sobre jogos que tiveram seus planos alterados ou não foram lançados. As razões acima cobrem os principais aspectos do porquê de eu acreditar que Pokémon Z tenha sumido da lista de lançamentos da Nintendo. Eu acredito que teria sido uma melhora substancial no nível de Platinum para Diamond e Pearl, deixando ambos XY e ORAS no chinelo.

Com isso em mente, me despeço da sexta geração e de seus inúmeros enigmas. Estou muito animado para me aprofundar na sétima geração e ver que novos lugares, Pokémon e segredos a Game Freak tem para nós.

« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »